Curiosidades Harmonização Nara Caviquioli Vinhos

A versatilidade da espumante na hora de harmonizar

Nara Caviquioli
Escrito por Nara Caviquioli

Espumantes são vinhos gastronômicos indicados para harmonizar com uma infinidade de pratos. O que caracteriza esse leque de opções se chama acidez, algo que não pode faltar em uma espumante.

Essa acidez faz com que a nossa papila gustativa salive, essa salivação provocada pela acidez acaba limpando a papila, após ingerirmos uma comida gordurosa, por exemplo. Desta forma causando uma leveza maior e estimulando a próxima garfada e o próximo gole, sem causar desconforto. Inclusive a acidez da espumante também suaviza o salgado.

Eu diria que na dúvida, por que não abrir uma espumante para harmonizar?
Já que ela combina com praticamente tudo, com uma pequena pausa, mas não uma regra para a sobremesa, onde os vinhos licorosos ou fortificados fazem bem melhor esse papel.

Vamos então para algumas dicas de harmonização.

Nesta foto que postei o prato é cordeiro assado, com molho e musseline de batata baroa, bem leve. A gordura e sabor intenso do cordeiro, casou super bem com essa espumante branca, brut da Vinícola portuguesa Ermelinda Freitas.

Mas também poderíamos optar por pratos com carnes como pato, tabua de embutidos e queijos, risotos com carne e até pratos mais condimentados.

E por que não com uma boa feijoada? Sendo que acidez e o frescor da espumante vão desempenhar um excelente papel. Então por que não aproveitar, relaxar e fugir da harmonização tradicional dos frutos do mar, que também vão super bem com espumantes, brancas, roses, nature, brut, mas isso já poderia render outro assunto.

Sobre o autor(a)

Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Sou Jornalista e apaixonada por vinhos, criei o blog @vinhosdemais no Instagram para poder contar a história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos, além da interação com novas culturas e hábitos. Então pegue uma taça e vamos viajar juntos!