Notícias Tony Cunha Vinho Brasileiro Vinhos

Vinhos do Cerrado

Vinhos do cerrado
Tony Cunha
Escrito por Tony Cunha

Vinhos do Cerrado
Clima predominantemente quente, com temperaturas que podem chegar a 40º C sem grandes variações. Adiciona-se a baixa umidade em certa época do ano de 10%, comparando-se ao deserto. Para completar, temos um solo com baixo teor de matéria orgânica, tudo isso é combo um perfeito para se cultivar uvas nesta região.

Chuvas consideradas escassas, em relação aos outros estados do nosso Brasil continental, altas temperaturas durante o dia e uma queda brusca no período noturno, faz com que a uva passe por um processo de sofrimento, adquirindo mais açúcar residual e produzindo assim vinhos com bastante teor alcoólico, taninos presentes e alto corpo.

Ainda que todos os vinhedos do Centro-Oeste sejam relativamente jovens, se comparados aos de outras regiões do Brasil, não deixam nada a desejar, tendo um grande caminho a percorrer.

O Centro Oeste tem se destacada na produção das uvas syrah e barbera, onde todos os vinhos produzidos destas uvas são de excelente qualidade. Destaca-se se o pioneirismo e a coragem que teve a iniciativa de começar a produzir vinhos em um terroir tão inóspito.

São melhores que os de outras regiões brasileiras produtoras de vinhos?

“Não sou capaz de opinar – Glória Pires”

Deguste e faça você mesmo essa avaliação. Vinho bom é aquele que agrada o seu paladar e cabe no seu bolso.

 Vinhos do Cerrado

Tony Cunha
Sommelier e Proprietário da D.O.C. Vinhos Gastrô

Sobre o autor(a)

Tony Cunha

Tony Cunha

Sommelier e Proprietário da D.O.C. Vinhos Gastrô