Harmonização

Harmonização – Molhos e Vinhos

Avatar
Escrito por Redação

Porque harmonizar a comida com o vinho?
De uma forma mais clara, para que você possa usufruir o melhor de ambos, afinal é uma mistura de elementos que quando combinado de forma correta essa experiência gastronômica pode ser incrível.

 Primeiramente precisamos colocar alguns pontos que devem ser observados no vinho como por exemplo a acidez, os taninos, o corpo do vinho e até o teor alcoólico. O prato que será servido, é salgado ou doce? Qual sua temperatura? É uma massa ou peixe? Tudo deve ser avaliado para fazer a combinação certa e essa experiência gastronômica ser inesquecível.

 O mundo do vinho é extenso e facilmente podemos nos perdem em tanta informação, por isso nesse artigo separamos algumas dicas para você acertar na harmonização de massas com molho ao sugo, bolonhesa, branco e quatro queijos.

 Refeições preparadas com molho ao sugo, como por exemplo um capeletti, um espaguete e uma lasanha tem uma acidez característica por conta do tomate, e é possível equilibrar os dois com um vinho tinto de médio corpo com um toque de acidez marcante, será uma explosão de sabores. Vinhos frutados são as melhores opções já que combinam com o tomate, que também é uma fruta.

 Já massas com molho à bolonhesa, que é feito com carne vermelha tendem a ser um pouco mais gordurosos e para sua experiência ser incrível aposte em um vinho tinto de sabor marcante que tenha mais tanino, dessa forma um tinto mais concentrado limpará seu paladar como um Cabernet Sauvignon.

 Se for apostar em massa ao molho branco, a melhor opção é harmonizar com um vinho branco em especial os da uva Chardonnay, mas se você não gostar tanto de vinho branco, aposte em um vinho tinto com taninos macios.

 O molho quatro queijos é um coringa, ele acompanha qualquer tipo de massa e é feito com diversos queijos que o tornam denso e saboroso, e para harmonizar maravilhosamente bem escolha um vinho que apresente bom corpo, acidez marcante, e sabor intenso como um Syrah.

Sobre o autor(a)

Avatar

Redação