Curiosidades Nara Caviquioli Vinhos

O barril de carvalho e sua influência sobre o vinho

Nara Caviquioli
Escrito por Nara Caviquioli

O barril de carvalho e sua influência sobre o vinho
Os produtores de vinhos costumam usar o carvalho para a maturação de um vinho. Processo que pode durar meses ou até mesmo anos.

A maturação nos barris de carvalho intensifica a cor e o sabor do vinho, além de dar o famoso toque amadeirado. A porosidade da madeira é super importante para proporcionar uma oxigenação gradativa da bebida.

O oxigênio que entra gradualmente pelos poros do carvalho diminui a intensidade dos taninos, ajudando desta forma a dar uma textura aveludada e mais suave para o vinho.

Mas não somente a madeira é importante nesse processo, o tipo de tosta da barrica é que dá boa parte da personalidade ao vinho, desejada pelo enólogo.

Existem basicamente três tipos de tosta:

  • Tosta de nível leve, conhecido como light, a que mais respeita as características naturais da madeira e interfere no vinho de uma forma mais delicada.
  • Tosta de nível médio (true médium), muito utilizada na fabricação de barris para vinho tinto e existe também o médium plus, usado com maior frequência na maturação de vinhos brancos.
  • Tosta de terceiro nível, mais elevada que os outros anteriores, confere ao vinho um caráter defumado e notas mais intensas. Esses barris mais tostados, por assim dizer, são comumente usados nos blends.

Os locais mais famosos na produção das barricas de carvalho são: França e Estados Unidos, mas a Hungria, Romênia, Rússia, Polônia e em algumas regiões da Croácia também produzem. E existem diferenças entre eles, características específicas, mas daí é história para um outro material.
Boa semana e bons vinhos!

Leia também:  Janelas de vinho, você já ouviu falar?

 

O barril de carvalho e sua influência sobre o vinho

Sobre o autor(a)

Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Sou Jornalista e apaixonada por vinhos, criei o blog @vinhosdemais no Instagram para poder contar a história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos, além da interação com novas culturas e hábitos. Então pegue uma taça e vamos viajar juntos!