Curiosidades Enoturismo Notícias Vinhos

Janelas de vinho, você já ouviu falar?

Avatar
Escrito por Redação

Com o Corona Vírus as pessoas estão tendo que se reinventar para continuar funcionando, e nada melhor do que uma ideia que foi muito usada no passado e agora está a todo vapor e respeitando o distanciamento social.

Nos anos de 1600 as famosas “Janelas de Vinho” eram usadas em Toscana para um motivo semelhante ao que vivemos hoje, naquela época houve a Peste Negra Italiana, e as janelas foram criadas por vinícolas como escotilhas de forma bem pequena esculpidas nas paredes da lojas urbanas ou da própria vinícola, e eram usadas de forma que as pessoas pudessem se proteger e continuar o seu trabalho de forma segura.

“Os fornecedores de vinho também evitavam tocar nos frascos de vinho que o cliente lhes trazia de duas maneiras diferentes”, relata o artigo no site da Wine Window Association. “Ou o cliente comprava o vinho que já estava engarrafado, ou o cliente podia encher o frasco diretamente com um tubo de metal que passava pela janela do vinho e era conectado ao garrafão no interior do palácio.”

Nada melhor do que se reinventar revivendo toda essa história, não é mesmo? “Todo mundo ficou confinado em casa por dois meses e, em seguida, o governo permitiu uma reabertura gradual”, diz o site da Wine Window Association. “Durante esse período, alguns proprietários de vidraçarias florentinas voltaram ao tempo e estão usando as janelas para distribuir copos de vinho, xícaras de café, bebidas, sanduíches e sorvetes – todos livres de germes e sem contato!”

Essas medidas fizeram com que o distanciamento social fosse respeitado e ainda a cultura revivida, pois no pico do surto do COVID-19 foi registrado através das redes sociais de um belo coro da população italiana cantando em solidariedade com suas taças de vinho na mão e suas janelas abertas.

Matteo Faglia, presidente da Wine Window Association, explicou ao site Inside como funciona a experiência no dia a dia, oferecida por mais de 150 janelas locais. “As pessoas podem bater nas pequenas persianas de madeira e encher suas garrafas diretamente das famílias Antinori, Frescobaldi e Ricasoli, que ainda hoje produzem alguns dos vinhos mais conhecidos da Itália”

Depois dessa matéria, diz se não deu uma vontade de viajar novamente e poder conhecer as famosas Janelas de Vinho ou como diz na Toscana “Buchette del Vino”. Fica a dica de um excelente ponto turístico e cheio de histórias de superação e reinvenção.


Janela de vinho, em Florença (Associazione Buchette del Vino/Divulgação)


Janela de vinho, em Florença (Associazione Buchette del Vino/Divulgação)


Janela de vinho, em Florença (Associazione Buchette del Vino/Divulgação)

Janela de vinho do restaurante Babae (Associazione Buchette del Vino/Divulgação)

 

Referência: Uol

Sobre o autor(a)

Avatar

Redação