Curiosidades Notícias Tony Cunha Vinhos

Decantar ou não?

Decanter
Tony Cunha
Escrito por Tony Cunha

Decantar ou não? Eis a questão!
Talvez o decanter seja o mais antigo acessório para vinho, não se sabe ao certo quando foi inventado, porém a história nos conta que na antiguidade este item já era usado com outra função diferente da que sabemos nos dias atuais. Nesta época o vinho era guardado em grandes ânforas, fazendo-se necessário um outro recipiente para servi-lo.

Os tempos mudam, mas alguns costumes permanecem, felizmente. Hoje o decanter continua sendo usado para servir, além de filtrar o vinho, deixando assim os sedimentos no fundo do recipiente, geralmente tais sedimentos são encontrados em vinhos de guarda ou não filtrados.

Com a evolução dos estudos sobre vinhos, sabemos que a principal função do decanter e aerar o vinho, pois quando o líquido entra em contato com o ar, ele evolui e se transforma, revelando muitos aromas inesperados.

Não existe uma regra específica sobre qual vinho decantar, como sabemos quais são as funções de um decanter, podemos supor que qualquer vinho pode ou deve ser decantado.

Recomenda-se usá-lo em vinhos com um maior tempo de guarda, mas não o deixe muito tempo, porque o mesmo pode evoluir e você ficará sem “nada”.

Use-o nos vinhos jovens, SE QUISER, desde que este não seja muito encorpado ou não filtrado. Vale a pena ser paciente e degustar o vinho com calma.

Decantando ou não, MEUS VINHOS, MINHAS REGRAS!

Tony Cunha
Sommelier e Proprietário da D.O.C. Vinhos Gastrô

Leia também
Tamanho da garrafa influencia no vinho?

Decantar ou não? Eis a questão! – Quando usar o decanter – porque decantar o vinho  – para que serve o decanter

Sobre o autor(a)

Tony Cunha

Tony Cunha

Sommelier e Proprietário da D.O.C. Vinhos Gastrô